SAIBA MAIS

participe das nossas redes

previsão do tempo

segunda-feira, 6 de maio de 2013

Zona Norte recebe 19ª edição do PIQUENIQUE CULTURAL!

ESTÁ CHEGANDO A HORA!


Dia 26 de maio o PIQUENIQUE CULTURAL está de volta! A partir das 14h, um dos mais populosos e antigos bairros de Pelotas receberá pela segunda vez o PIQUENIQUE CULTURAL. 
Desta vez, o palco será a Praça Basílio da Gama, na Santa Terezinha, tradicional comunidade do Bairro Três Vendas.
A Vila Santa Terezinha -  e suas ruas com nomes de santo, além da forte presença teuto-brasileira - foi fundamental no processo de formação da identidade das Três Vendas, que teve sua origem na década de 20 do século passado.
Seu nome se origina da presença de três armazéns que existiam na região e que serviam como ponto de referência às compras dos colonos da zona rural.
A intensa atividade comercial da área era fruto da implantação de colônias de imigrantes europeus no município de Pelotas (alemães, italianos, franceses, irlandeses, polacos, russos), atraídos pela presença de assentamentos com base na pequena propriedade familiar e que se deu a partir de 1865.
A estrada do Monte Bonito (atual Av. Fernando Osório) se tornou o caminho principal de transporte e circulação da produção das colônias e uma das principais entradas da cidade e caminho para Porto Alegre. Nesta Estrada começaram a se instalar casas que comercializavam produtos "da cidade" (utensílios domésticos, roupas, ferramentas, etc.) para os agricultores, e “do campo” (cereais, carnes, gorduras, manteiga, mel) para a população. Ainda hoje, a presença do comércio é marcante na região.
É o bairro do Aeroporto, do Jóquei Clube, do Presídio, do SEST/SENAT, do SENAI, dos macroatacados, das Faculdades Anhanguera, da Associação Rural, da Sociedade Recreativa XV de julho, da ONG Anjos e Querubins...



Então, dia 19, é chegada a hora de visitar este 
bairro tão peculiar e acolhedor! 
Todos a Santa Terezinha!
 O PIQUENIQUE CULTURAL vai ser lindo e 
ninguém pode ficar de fora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário