SAIBA MAIS

participe das nossas redes

previsão do tempo

domingo, 19 de fevereiro de 2012

Gagui IDV canta a cultura das ruas no PIQUENIQUE CULTURAL do próximo domingo!

No próximo domingo o Parque Dom Antonio Zattera receberá um dos mais respeitados rappers da cidade: Gagui IDV
Músico e ativista da cena HIP HOP de Pelotas, Gagui  estará no PIQUENIQUE CULTURAL apresentando um pouco do trabalho que vem desenvolvendo há anos. É um imenso prazer receber Gagui no evento, devido a sua trajetória na cultura de rua!
Thiago da Costa Moura, o Gagui IDV, iniciou sua aproximação com a cultura HIP HOP em 1994, quando começou a ouvir rap, colecionar matérias de jornais e revistas e conheceu integrantes do movimento em Pelotas. Na época, era um menino de apenas 12 anos.
Em 1998, formou seu primeiro grupo de rap, Ideologia de Vida. A partir de 2000, iniciou sua carreira solo ao mesmo tempo em que começou a articular o movimento HIP HOP de Pelotas, organizando festas, encontros, reuniões e palestras em escolas, universidades, presídios e unidades da FASE (antiga FEBEM).
Em 2001, iniciou um projeto pioneiro em Pelotas: o programa de rap Comunidade HIP HOP, em uma rádio comunitária, que vai ao ar até os dias de hoje. Por ele já passaram Afro X, Dina Di, Bad, Nitro Di, GOG, entre outras personalidades dos HIP HOP brasileiro. Nesse período, também começa a escrever para sites de HIP HOP, tornando-se colunista dos sites: Rap Nacional, Enraizados, Adversus e Omega HIP HOP, além de manter um blog na internet.

 Gagui, à esq: atuação dentro e fora dos palcos

Gagui tem uma larga experiência em sua área, já tendo participado de importantes eventos: como palestrante do 1’ Encontro de HIP HOP de Pelotas, que contou com a presença do rapper GOG; aniversário de 02 anos do site Adversus no Bar Opinião (POA); Encontros regionais e nacionais de HIP HOP nos Fóruns Sociais Mundial (POA); HIP HOP versus Violência, reunião organizada pelo rapper Mano Brown do Racionais MC’s; abertura dos shows de Thaíde, Facção Central, 509-E, Da Guedes e Visão de Rua. Também esteve na 5ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, no RJ.

Em 2004, participou do Hutuz com a música “Revolucionário”, ficando entre as 64 indicadas para audição dos jurados - dentre mais de 600 músicas inscritas. Em 2006 ficou também na etapa classificatória do tradicional Prêmio de HIP HOP com a música "Inveja Mata".
O ano de 2005 foi especial: lançou o seu primeiro CD independente, intitulado Alforria, com dezesseis faixas, que contou com a participação de alguns grupos de rap de Pelotas: Banca CNR, Preta G, Makabra.
Atualmente é acompanhado nos shows por DJ NF, Nego Maisson (vocal) e algumas participações, tais como: Banca CNR e Tiaguinho (Geração Sofrida).
O grupo encontra-se em estúdio, gravando o 2º CD. As produções estão a cargo de Leonardo, músico e proprietário do Estúdio Tríade (Pelotas), DJ NF,Duck Beatz e Edinho do estúdio Dekebrada (Porto Alegre). As gravações estão sendo feitas pelo Ponto de Cultura Outro Sul, no estúdio móvel no Bairro Guabiroba, em Pelotas.
Atuante tanto dentro como fora dos palcos, Gagui teve participação ativa na aprovação, junto à Câmara dos Vereadores de Pelotas, da Lei que estabelece a Semana Municipal do Hip Hop, ano passado. Também tem participações nas aprovações da Lei nos municípios de Rio Grande e Esteio. Atualmente trabalha na assessoria do Deputado Estadual Catarina Paladini (PSB).

Nenhum comentário:

Postar um comentário